#ficadica http://ficadica.blogosfera.uol.com.br Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. Mon, 24 Jun 2019 10:14:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Chega de intrusos! Veja dicas para não ter sua rede wi-fi roubada http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/24/contra-de-intrusos-veja-dicas-para-nao-ter-sua-rede-wi-fi-roubada/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/24/contra-de-intrusos-veja-dicas-para-nao-ter-sua-rede-wi-fi-roubada/#respond Mon, 24 Jun 2019 07:00:38 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1561 Está assistindo sua série favorita e do nada aparece a mensagem de internet lenta ou o vídeo começa a recarregar? Neste momento, é normal culparmos a companhia telefônica ou até mesmo o streaming que está sendo usado.

Entretanto, isso pode ser um sinal de que estão usando a sua rede wi-fi sem seu conhecimento. Além de te prejudicar financeiramente, te deixa vulnerável a qualquer ataque hacker e ter os dados roubados. Portanto, saber quem tem conexão com a sua rede wireless é de extrema importância.

Confira abaixo algumas dicas para confirmar ou descartar de vez essa suspeita.

Manter modem atualizado

Manter qualquer dispositivo eletrônico atualizado é de suma importância, porque sempre estão implementando mais segurança nos softwares. Você consegue atualizar seu modem no painel de controle ou entrando em contato com seu provedor de internet.

Verificar dispositivos conectados à rede wi-fi

Saber quem tem acesso a sua rede wireless te ajuda a descobrir se estão usando a sua conexão. Você pode ter essa informação pelo painel de controle do modem (confira o manual) ou entrando em contato com o fornecedor. Outra maneira é fazer o download de um aplicativo de terceiro em seu smartphone. Veja nesse post.

Ativar protocolo de criptografia

Ativar o protocolo de criptografia WPA2 impede que os hackers tenham acesso ao seu tráfego de dados e você pode fazer isso pelo painel de controle do modem. Após ativá-lo, será necessário digitar uma nova senha em cada dispositivo que for conectado à rede wi-fi.

Alterar senha do wi-fi

Para alterar a senha basta acessar o painel de controle do modem e informar uma nova senha. Após ter feito isso, todos os dispositivos já conectados a esse wi-fi deverão inserir a nova senha. Vale lembrar que nunca devemos manter a senha de fábrica.

]]>
0
Som muito baixo? Saiba como melhorar a qualidade do áudio no Spotify http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/21/som-muito-baixo-saiba-como-melhorar-a-qualidade-do-audio-no-spotify/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/21/som-muito-baixo-saiba-como-melhorar-a-qualidade-do-audio-no-spotify/#respond Fri, 21 Jun 2019 07:00:23 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1553 O Spotify é o líder entre os serviços de streaming de música e você dificilmente vai encontrar alguém que não curta a plataforma. Quem paga pela versão Premium, então, tem funções interessantes para melhorar a experiência.

Os assinantes receberam há um tempo o recurso para melhorar a qualidade do áudio. Ele funciona equilibrando todos os áudios que você está ouvindo para que não se surpreenda com um som muito alto ou muito baixo.

Parece excelente, não? Entretanto, um usuário do Reddit percebeu que as músicas que tinham synth bass sofriam com o desaparecimento do som de instrumentos quando o recurso de qualidade de áudio baixava o volume para estabelecer o equilíbrio. Se desligado o recurso, o som do instrumento voltava.

Fica o alerta, mas vale a pena fazer o teste para ver se a função funciona para aquela faixa ou vai acabar tirando a qualidade do som.

Siga os tutoriais abaixo para ativar e desativar a normalização de áudio. É preciso ajustar os níveis de volume em cada dispositivo que você usa individualmente.

Windows / Mac

  1. Clique na seta no canto superior ao lado do seu nome e foto de perfil.
  2. Clique em “Preferências”.

  1. Na seção “Qualidade da música”, clique em “Nível de volume”.
  2. Escolha a melhor configuração para você – alto, normal ou baixo.

Android / iOS

  1. Na página inicial, entre em “Configurações”.
  2. Na seção “Reprodução”, procure pela opção “Normalizar volume”. Ative-a.
  3. Na opção “Nível de volume”, escolha o melhor para você.

Leia mais

]]>
0
Aumente sua biblioteca: saiba criar um GIF a partir de um vídeo do YouTube http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/17/aumente-sua-biblioteca-saiba-criar-um-gif-a-partir-de-um-video-do-youtube/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/17/aumente-sua-biblioteca-saiba-criar-um-gif-a-partir-de-um-video-do-youtube/#respond Mon, 17 Jun 2019 07:00:35 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1532

Sabe esse GIF? A gente ensina como conseguimos gerá-lo

Há um tempo os GIFs vêm sendo usados como a melhor forma de se expressar em qualquer momento, seja em uma conversa no WhatsApp ou em um comentário no Facebook.

Entretanto, muitas vezes acabamos pensando em um GIF específico que seria perfeito para aquele instante, mas não conseguimos achá-lo no meio de tantos outros. Por isso, poder criar seus próprios GIFs pode facilitar sua vida.

Confira no tutorial abaixo como criar GIFs a partir de um vídeo do YouTube.

  1. Abra o vídeo desejado no YouTube.
  2. Copie a URL do vídeo.
  3. Acesse o Giphy.
  4. Clique em “Create” na barra superior da tela.

  1. Abrirá uma página com três opções. Cole a URL na barra de digitação da opção “Add any URL”. Automaticamente, você será direcionado para a próxima página.

  1. Escolha o tempo de duração do GIF e qual minuto do vídeo deseja usar.
  2. Clique em “Continue to decorate”.

  1. Nessa página você pode adicionar legendas, figurinhas, filtros e desenhos.

  1. Clique em “Continue to upload”.
  2. Clique agora em “Upload to Giphy”.

  1. O GIF será publicado na plataforma. Nessa página você poderá escolher copiar link e compartilhar nas redes sociais.

Veja também

]]>
0
Saiba como fazer o Shazam ouvir as músicas do seu fone de ouvido no Android http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/14/saiba-como-fazer-o-shazam-ouvir-as-musicas-do-seu-fone-de-ouvido-no-android/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/14/saiba-como-fazer-o-shazam-ouvir-as-musicas-do-seu-fone-de-ouvido-no-android/#respond Fri, 14 Jun 2019 07:00:23 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1580 A plataforma mais conhecida para descobrir qual música está tocando naquele momento é o Shazam. Ele capta o som do alto-falante ou quando está sendo tocado próximo do microfone do dispositivo, sendo necessário outro aparelho para escutar a música. O que gera insatisfação em muitos usuários.

Entretanto, a versão mais recente do aplicativo no Android trouxe um recurso para acabar com isso. O Pop-up Shazam consegue identificar música através dos fones de ouvido quando trabalhando em segundo plano.

Funciona da seguinte maneira: ao descobrir o nome da música e o cantor, aparece um ícone flutuante na tela do smartphone – como o ícone de bate-papo do Messenger, do Facebook -, além de exibir a letra. A nova função funciona com diversos aplicativos, entre eles YouTube e Spotify.

Para ativá-la:

  1. Abra o Shazam.
  2. Deslize a tela da esquerda para a direita para acessar a tela “Meu Shazam”.
  3. Toque no ícone de engrenagem no canto superior esquerdo, para abrir as configurações.
  4. Ative a opção “Pop-up Shazam”.
  5. Toque em “Vá em configurações” para permitir que o app sobreponha outros apps.
  6. Ative “Autorizar permissão”.
  7. Toque em “Permitir”.
  8. Toque em “Entendi”.

Para usar a função é preciso tocar sob o ícone flutuante do Shazam.

 

Apple

O Shazam foi comprado pela Apple em 2018, porém a empresa tem um controle mais rígido sobre aplicativos, o que torna difícil uma aplicação em segundo plano ter acesso à outra em primeiro plano.

]]>
0
Saiba como pedir viagens de Uber com paradas múltiplas http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/10/saiba-como-pedir-viagens-de-uber-com-paradas-multiplas/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/10/saiba-como-pedir-viagens-de-uber-com-paradas-multiplas/#respond Mon, 10 Jun 2019 07:00:48 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1516 Você tem uma festa hoje à noite e decidiu ir de Uber. Porém, antes de chegar no destino final, precisa passar na casa de outro amigo e depois parar em um restaurante para comprar alguma coisa para comer. Antigamente, era só conversar e combinar com o motorista e o valor da tarifa seria recalculado quando a corrida chegasse ao fim.

Agora, o aplicativo tem um serviço que permite ao usuário adicionar até três paradas em sua corrida, deixando o valor do trajeto já estimado com antecedência. Mas não vá pensando que essas paradas possam durar muito tempo. De acordo com a própria Uber, o tempo de parada não pode exceder três minutos. Caso ultrapasse esse tempo, valores adicionais serão cobrados. Vai dividir o valor com outras pessoas? A divisão não pode ser feita por parada, apenas pelo preço total da viagem.

Confira no tutorial abaixo como realizar uma viagem com múltiplas paradas.

  1. Abra o Uber.
  2. Toque na caixa “Para onde?” e informe seu destino.
  3. Toque em “+” para adicionar as outras paradas ao trajeto.
  4. Toque em “Pronto”.

As paradas vão acontecer na ordem em que foram adicionadas. Para remover uma parada, toque no “X” ao lado dela.

Vale lembrar que essa função não está disponível na categoria Uber Pool.

Veja também

]]>
0
Descubra as coisas bizarras que o Instagram acha que você curte http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/07/descubra-as-coisas-bizarras-que-o-instagram-acha-que-voce-curte/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/07/descubra-as-coisas-bizarras-que-o-instagram-acha-que-voce-curte/#respond Fri, 07 Jun 2019 07:00:38 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1542 Está sem fazer nada e quer se divertir um pouco e dar umas risadas? Saber os temas que o Instagram acredita que você curte pode te ajudar com isso.

Tem um recurso na plataforma que mostra ao usuário alguns interesses em anúncios que ele tem – pelo menos é o que o Instagram acha. Ali você encontra uma coisa mais bizarra que a outra, que faz você questionar se as informações que a rede social acumula sobre você estão vindo mesmo da sua conta.

Aqui a gente te mostra o passo a passo de como encontrar essa lista curiosa:

  1. Acesse o Instagram.
  2. Na aba de seu perfil, toque nos três tracinhos no canto superior direito.
  3. Entre em “Configurações”
  4. Vá para “Segurança”.

  1. Entre em “Acessar dados”.
  2. Deslize até fim da página e clique em “Ver tudo” na seção “Anúncios”.

E aí, se surpreendeu? Agora compartilhe com os amigos os seus resultados mais bizarros e peça para eles fazerem o mesmo. Acredite: isso vai garantir algumas risadas.

Veja também

]]>
0
Quer segurar o vício? Aprenda técnicas para diminuir o uso do celular http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/03/quer-segurar-o-vicio-aprenda-tecnicas-para-diminuir-o-uso-do-celular/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/06/03/quer-segurar-o-vicio-aprenda-tecnicas-para-diminuir-o-uso-do-celular/#respond Mon, 03 Jun 2019 07:00:02 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1508  

Já parou para pensar quanto tempo por dia você passa no celular? Quanto desse tempo você está o utilizando para algo útil e produtivo? Pois bem.

Existem no mundo mais de 7 bilhões de aparelhos ativos e cada um deles é consultado mais ou menos umas 150 vezes ao dia. Um estudo publicado em 2017 pela empresa de análise de dados Flurry diz que os norte-americanos gastam, em média, cinco horas diárias mexendo no celular. Já no Brasil, a média é de mais de três horas por dia.

Hoje em dia, fazemos praticamente tudo pelo smartphone, afinal, é mais prático e rápido já que estamos sempre com ele nas mãos. E o medo de perder o aparelho e não ter acesso a ele é cada vez maior. Esse vício tem um nome: nomofobia, do inglês, no mobile phone phobia. E isso prova o quanto estamos cada vez mais dependentes dessas maquinazinhas.

Há algumas maneiras de quebrar esse hábito e ajudar a fazer um detox digital. Confira abaixo.

Carregar o aparelho fora do quarto

Deixar o celular carregando fora do quarto durante a noite é uma boa ajuda para não acordar e já pegar o aparelho logo de manhã, ou até mesmo durante a noite. Além disso, você tenta se acostumar a não utilizar o celular antes de dormir.

Controlar as notificações

As notificações de aplicativos que não são importantes muitas vezes nos fazem pegar o celular e dar uma fuçada. Por isso, desativá-las pode te ajudar a diminuir o vício. Deixe apenas as necessárias, como mensagens, ligações, WhatsApp.

Colocar tela em tons de cinza

De acordo com Tristan Harris, ex-engenheiro da Google, a tela colorida funciona como reforço positivo para o cérebro. Portanto, ao deixá-la em escalas de tons de cinza esses reforços são diminuídos.

Estabelecer limites para redes sociais

O Facebook e o Instagram já possuem o recurso de alertar o usuário quando ele ultrapassa o limite informado. É interessante ativá-lo, porque, dessa forma, você terá uma maior noção de quanto tempo está usando aquele aplicativo.

Além disso, o iOS tem a função “Tempo de Uso”, nela você pode definir limites de tempo para aplicativos ou grupos de apps – eles são bloqueados quando o excede – e tempo de repouso do celular.

Limpar a tela inicial

Deixe na tela inicial de seu aparelho apenas os aplicativos necessários, afinal, muitas vezes acabamos entrando em um sem precisar, apenas por ele estar ali e para matar o tédio.

Portanto, deixe somente apps de produtividade, como câmera, calendário, bloco de notas, calculadora e mapas.

Veja também

]]>
0
Quer ganhar tempo no PC? Então memorize esses atalhos de teclado http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/05/31/quer-ganhar-tempo-no-pc-entao-memorize-esses-atalhos-de-teclado/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/05/31/quer-ganhar-tempo-no-pc-entao-memorize-esses-atalhos-de-teclado/#respond Fri, 31 May 2019 07:00:56 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1495 Ficar tirando uma das mãos do teclado para mexer no mouse nem sempre é a melhor opção, afinal, você perde muito tempo nesse processo. É por isso que existem os atalhos do teclado, que aceleram as ações no computador.

Há quem não goste, porque são muitos e difíceis de decorar. Entretanto, não se pode negar que eles facilitam muito seu trabalho e aumentam sua produtividade. E, uma vez memorizados, esses comandos viram quase automáticos e mudam completamente sua relação com a máquina.

Existem os atalhos mais conhecidos, como CTRL+C e CTRL+V, para copiar e colar, respectivamente. Porém, há inúmeros outros que são bem úteis para o seu dia a dia. Confira abaixo alguns comandos do Windows que podem te facilitar a vida.

Tecla Windows

  • Windows: Abre o Menu Iniciar
  • Windows + D: Mostra a Área de Trabalho, minimizando todas as janelas abertas. Na Área de Trabalho, reabre as janelas
  • Windows + E: Abre o Explorador de Arquivos
  • Windows + L: Vai para a tela de logoff, bloqueando o computador
  • Windows + M: Minimiza todas as janelas abertas
  • Windows + R: Abre a janela Executar, permitindo que você digite o nome de um programa, pasta, documento ou recurso da internet e o Windows irá abrir
  • Windows + U: Abre as Configurações
  • Windows + F1: Abre Como obter ajuda no Windows 10
  • Windows + Break: Abre a janela de informações básicas do sistema
  • Windows + CTRL + D: Abre uma nova Área de Trabalho (para se mover entre os desktops abertos: Windows + CTRL + seta para direita/seta para esquerda | para fechar um dos desktops: Windows + CTRL + F4)
  • Windows + SHIFT + S: Abre a ferramenta de corte

Tecla CTRL

  • CTRL + C: Copia o que está selecionado
  • CTRL + V: Cola o que foi selecionado
  • CTRL + A: Seleciona todos os objetos da janela aberta
  • CTRL + ALT + DEL: Abre o Gerenciador de Tarefas
  • CRTL + SHIFT + N: Cria uma nova pasta
  • CRTL + Z: desfaz a ação

Tecla ALT

  • ALT + F4: Na Área de Trabalho, abre o pop-up “Iniciar/Desligar” do Windows
  • ALT + F4: Fecha uma janela
  • ALT + PrtSc: Captura a tela da janela que está aberta

Tecla SHIFT

  • SHIFT + DELETE: Apaga arquivos sem ir para a lixeira

Outras teclas

  • F3: Pesquisar arquivos na pasta atual
  • F11: Abre a página em tela cheia
  • BACKSPACE: Volta para a pasta anterior

Veja também

]]>
0
Desconfia de um app? Saiba como identificar ameaças no seu celular Android http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/05/27/desconfia-de-um-app-saiba-como-identificar-ameacas-no-seu-celular-android/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/05/27/desconfia-de-um-app-saiba-como-identificar-ameacas-no-seu-celular-android/#respond Mon, 27 May 2019 07:00:12 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1501

Desde o Android Oreo, lançado em 2017, a Play Store conta com um recurso de proteção: o Google Play Protect. Ele nada mais é do que um scanner de aplicativos em busca de vírus, malwares e falhas capazes de danificar ou invadir o aparelho.

Em 2018, o Google Play Protect encontrou mais de 50 bilhões de aplicativos maliciosos e emitiu, em média, 100 mil alertas de potencial risco diariamente. No início, ele verificava apenas apps da Play Store. Hoje, são verificadas também aplicações de outras origens.

O recurso vem ativado por padrão e analisa regularmente se há comportamentos nocivos nos aplicativos e no dispositivo. Caso encontre algo, é emitido um alerta para o usuário.

Mas se você baixou algum app novo e ficou desconfiado dele logo após o primeiro uso, há uma opção para acessar o Play Protect e fazer uma varredura manual imediata, tanto no aplicativo novo quanto nos demais.

  1. Abra o Google Play.
  2. Toque no ícone de três tracinhos no canto superior esquerdo.
  3. Entre em “Play Protect”.
  4. Para fazer a varredura manualmente, toque no ícone de seta circular ao lado de “Tudo certo”. Se aparecer a mensagem “nenhum app nocivo foi encontrado”, os seus apps foram aprovados pela segurança do Google.
  5. Após a varredura, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito.
  6. Verifique se as opções – “Verificar ameaças à segurança” e “ Melhorar a detecção de apps nocivos” – estão ativadas. Assim, ele fará check-ups periódicos em seus apps.

]]>
0
Qual a diferença entre backup local e na nuvem? Veja como fazer no WhatsApp http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/05/24/whatsapp-qual-e-a-diferenca-entre-backup-local-e-backup-na-nuvem/ http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/2019/05/24/whatsapp-qual-e-a-diferenca-entre-backup-local-e-backup-na-nuvem/#respond Fri, 24 May 2019 07:00:38 +0000 http://ficadica.blogosfera.uol.com.br/?p=1434 Se você é uma pessoa apegada às suas conversas do WhatsApp, não quer perder uma sequer ou tem uma conversa com aquele contato especial, que não quer perder, provavelmente não vive sem o backup dos dados. Certo?

Se você é apegado, mas não sabe do que estou falando: corra para habilitar o backup automático.

Mas antes, vale saber que existem dois tipos: o local e o na nuvem (Google Drive, OneDrive e iCloud). Mas você sabe para que serve cada uma delas?

O backup local é feito automaticamente todos os dias às 2 da manhã e é salvo como arquivo no seu aparelho, ou seja, na memória interna do dispositivo. Ele é útil para quem desinstalou o aplicativo e vai instalá-lo novamente. A plataforma vai buscar o último backup salvo na memória do aparelho e restaurar as mensagens.

Já o backup na nuvem é feito manualmente acionando o botão “Fazer backup” ou pode ser programado para ser feito automaticamente. Entretanto, é preciso ter uma conta – Google, Microsoft ou Apple, dependendo do seu sistema operacional – para que o WhatsApp possa realizar o backup. Ele é útil para quem irá trocar de celular.

Confira abaixo como realizar o backup na nuvem em cada sistema.

Google Drive (Android)

  1. Abra o WhatsApp.
  2. Toque nos três pontinhos no canto superior direito.
  3. Entre em “Configurações”.
  4. Entre em “Conversas”.
  5. Toque em “Backup de conversas”.

  1. Na seção “Configurações do Google Drive”, toque em “Fazer backup no Google Drive”.
  2. Escolha quando deseja que os backups sejam realizados.
  3. Em “Conta do Google”, adicione a conta desejada.

OneDrive (Windows Phone)

  1. Abra o WhatsApp.
  2. Toque nos três pontinhos.
  3. Entre em ‘Configurações”.
  4. Entre em “Conversas e chamadas”.
  5. Toque em “Backup”.
  6. Escolha com qual frequência deseja realizar o backup.

 

iOS (iPhone)

  1. Abra o WhatsApp.
  2. Entre em “Ajustes”.
  3. Entre em “Conversas”.
  4. Acesse em “Backup de conversas”.
  5. Toque em “Efetuar backup agora”.

O primeiro backup pode demorar um tempo para ser finalizado.

Vale lembrar que os backups realizados há mais de um ano são excluídos automaticamente. Portanto, é importante estar sempre os atualizando.

Outro ponto importante é que as mensagens e os arquivos de mídia que estão no backup da nuvem não são protegidos pela criptografia de ponta do WhatsApp.

]]>
0