Topo
#ficadica

#ficadica

Vai viajar? Prepare seu smartphone para não ter dor de cabeça depois

Nicole D'Almeida

12/07/2019 04h00

Smartphone é um ótimo companheiro de viagem, mas exige cuidados especiais

O smartphone é um item muito útil durante as viagens. Nele você consegue usar o tradutor para entender o idioma local, pesquisar lugares para ir, manter contato com amigos e parentes, estar conectado às redes sociais… Entretanto, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados para que não haja problema com segurança e cobranças extras de dados móveis.

Confira abaixo algumas dicas para curtir sua viagem sem se preocupar.

Proteção física

Proteger seu aparelho contra eventuais danos é algo que você deve levar para todas as ocasiões. Em viagens é mais interessante já que hoje em dia ele é usado como câmera fotográfica e está sempre em mãos. Opte por capinhas que tenham maior proteção, não apenas bonitas.

Senha de acesso

Outra dica que deve ser levada para a vida. Proteger seu smartphone com uma senha de acesso é importante para que nenhuma outra pessoa consiga entrar e bisbilhotar suas informações pessoais, principalmente em caso de perdas do aparelho. Escolha uma senha forte e de difícil adivinhação. Pode ser PIN, alfanumérica ou desenho.

Bateria extra

Como o aparelho é usado o tempo todo durante a viagem, a bateria vai por água abaixo e nem sempre tem lugares para carregá-los ou não se tem tempo para tal. Por isso, ter uma bateria extra é bem útil nessas situações. Existem as portáteis e as capinhas carregadoras. Você pode escolher a que melhor se encaixa para você.

Poupe dados móveis

A cobrança de dados móveis em outros países não é a mesma que a nacional. Os pacotes de roaming internacional podem sair bem caros e, muitas vezes, podem não ser os melhores. Portanto, não usar os dados móveis pode ser interessante e evita cobranças extras.

Cuidado com wi-fi gratuito

Nem todos os wi-fis são seguros e você deve prestar atenção nisso, principalmente aqueles que são públicos, afinal, qualquer um tem acesso, deixando suas informações mais fáceis de serem acessadas. Portanto, evite acessar dados pessoais, como contas bancárias, senhas importantes e compras. Verifique se o site possui o cadeado ao lado da barra de endereço e o código HTTPS antes de inserir suas informações.

Acesso offline

Fazer o download de informações importantes, como trajetos do Google Maps, ou aplicativos, como Spotify e Netflix, é uma alternativa bem útil para evitar consumo de dados móveis e ter maior segurança – não acessando redes wireless.

Veja também

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

#ficadica