Localização, câmera, voz: Veja o que seus apps têm permissão para fazer
Nicole D'Almeida
25/02/2019 04h00
Câmera, lista de contatos, memória, local, microfone… Essas são algumas das permissões que os aplicativos pedem para ser concedidas a eles. Mas será que realmente são necessárias?
Geralmente, os aplicativos solicitam as permissões cruciais para que haja a boa usabilidade das funções do mesmo. Por exemplo, o Instagram pede acesso a câmera e o WhatsApp pede acesso ao microfone. Porém, é interessante ficar sempre atento para que os desenvolvedores não estejam pedindo e coletando informações e dados a mais sem necessidade.
As permissões dos apps são avisadas logo no download, mas não é o único momento em que você pode acessá-las. Pelo contrário, você pode habilitar e desabilitar quando quiser, basta apenas verificar se não modificará o funcionamento do aplicativo.
Confira abaixo como ter acesso as permissões de cada app.
Android
O passo a passo foi feito em aparelho Samsung. Portanto, pode ser que mude algum passo ou nome do local em outros modelos.
- Acesse as "Configurações".
- Toque em "Aplicativos".
- Escolha o app desejado.
- Toque em "Permissões".
- A lista com todas as permissões do app será aberta. Para ativar ou desativar alguma, basta tocar no ícone de interruptor no lado da opção desejada (ícone em cinza = desativada | ícone em azul = ativada).
iOS
- Acesse "Ajustes".
- Entre em "Privacidade".
- Escolha qual permissão deseja habilitar ou desabilitar.
- Toque no ícone de interruptor do lado do aplicativo desejado (ícone em cinza = desativada | ícone em verde = ativada).
Caso queira se aprofundar mais no motivo do aplicativo estar solicitando aquela permissão, vale a pena dar uma lida na política de privacidade.
Veja também
Sobre a autora
Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.
Sobre o blog
Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.