Topo

"Estou com sorte": para que serve o botão do Google

Nicole D'Almeida

29/03/2019 04h00

Ao entrar na página de pesquisa do Google você se depara com dois botões logo abaixo da barra de digitação: "Pesquisa Google" e "Estou com sorte".

O "Pesquisa Google" te encaminha para a página clássica de pesquisa, com diversos sites, vídeos e imagens. Dessa forma, você consegue escolher qual link acessar.

Mas, e o "Estou com sorte"? Esse botão te leva automaticamente para a página mais relevante do assunto procurado, geralmente são os sites oficiais ou aqueles que aparecem em primeiro da lista.

Como funciona?

O PageRank é um sistema de algoritmos que filtra as palavras pesquisadas e separa tudo o que é relevante para a busca. Ele, através de um cálculo matemático, mede a importância da página de acordo com a quantidade de links recebidos. Dessa forma, você pode encontrar tudo o que deseja em apenas um site.

O sistema foi patenteado pela Universidade de Stanford, EUA, entretanto, vendida para o Google por 1,8 milhão de ações da gigante das buscas.

Veja também

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.