Topo
#ficadica

#ficadica

Como escolher o processador certo para o seu computador?

Nicole D'Almeida

2008-03-20T19:04:00

08/03/2019 04h00

Quando vamos comprar um PC nos deparamos com essas nomenclaturas: Intel Core i3, i5, i7 ou i9. Esses são os tipos de processadores da Intel, a gigante da tecnologia. Mas afinal, o que significa e para que serve cada um deles?

O que é e para que serve um processador?

A Unidade Central de Processamento (CPU), mais conhecida como processador, é o cérebro do computador. É ele que vai transformar os dados de código binário (0 e 1) em informações, além de tomar decisões lógicas.

As informações da CPU são encaminhadas para a placa mãe, que, por sua vez, manda para outros hardwares, como monitor e impressora.

Entendido isso, vamos aos tipos de processadores da Intel.

Os processadores Intel Core

A Intel possui diversos modelos de processadores, porém, a linha mais conhecida é a Intel Core. Em uma explicação rápida, os números indicam qual é o mais completo, do mais básico (i3) ao mais poderoso (i9).

Entretanto, isso não significa que pagar bem mais caro para ter um Intel Core i9 seja a melhor opção. Tudo dependerá do que você pretende fazer no PC, como verá mais adiante.

Para escolher qual irá cobrir a sua necessidade é importante ficar atento a quantidade de núcleos e qual a velocidade de cada um. Os núcleos indicam quantas tarefas podem ser executadas ao mesmo tempo, ou seja, quanto mais núcleos, mais tarefas.

Além disso, todo ano é lançada uma atualização dos processadores, sendo que as novas são mais potentes que as anteriores. Isso explica o motivo da diferença de preços entre computadores de mesmo modelo Intel Core, mas gerações diferentes.

Segue abaixo tabela comparativa da 9ª geração.

Mas a identificação dos modelos Intel Core não para por aqui. Após o i3, i5, i7 e i9, a empresa coloca um outro número. É a partir dele que você saberá o quão novo é o modelo.

O primeiro número indica a geração. O segundo é composto por três números e indica o modelo. Por último, vem uma ou duas letras que indicam algumas especificações importantes.

Confira abaixo o significado de cada letra:

C: overclock e gráficos de alto desempenho.

G: placa de vídeo integrada com gráficos discretos no pacote (apenas para notebooks).

H: placa de vídeo integrada melhor que o modelo G.

K: desbloqueado, podendo ultrapassar sua velocidade determinada. Para isso, é preciso um overclock.

M: exclusivo para notebooks.

Q: (Quad-core) – quatro núcleos

R: placa de vídeo integrada avançada com melhor performance.

S: estilo de vida otimizado pelo desempenho.

T: economia de energia, mas menos que o modelo U.

U: baixo consumo de energia (apenas para notebooks).

X: (Extreme Edition) – performance melhorada.

Y: economia de energia maior que a do modelo U.

Qual Intel Core é o melhor para você?

Cada modelo cobre um tipo de necessidade, sendo o i3 ideal para o dia-a-dia, o i5 para usuários intermediários, i7 para profissionais e o i9 para profissionais que demandam de muito mais tecnologia. Confira abaixo.

  • i3: ideal para tarefas básicas, como e-mail, navegar na internet, assistir a vídeos, pacote Office, etc.
  • i5: ideal para melhor desempenho nas tarefas básicas, além de edição de vídeo e foto, rodar jogos, etc.
  • i7: ideal para tarefas multimídia pesadas, jogos de alto nível, programas mais pesados, como Adobe e Corel, etc. Entretanto, pode ser um pouco exagero, afinal, algumas tarefas podem ser realizadas em um i5 de alta geração.
  • i9: ideal para empresas que necessitam de um computador rápido e que usam de tarefas muito pesadas, como animação 3D, além de também possuir os outros componentes de alta qualidade.

Veja também

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.