Topo

Precisa transcrever? Há um jeito bem fácil de transformar áudio em texto

Nicole D'Almeida

14/12/2018 04h00

Precisa transcrever áudios, mas não quer perder tanto tempo pausando e dando play a todo o momento? O Google disponibiliza uma ferramenta que capta o áudio, seja do próprio computador, da sua voz ou de qualquer outro equipamento que emite som, e transforma em texto automaticamente para você.

Entretanto, o recurso não é tão preciso, afinal, por transcrever aquilo que entende, pode resultar em algumas palavras erradas. Além disso, não há pontuação, precisando pontuar de forma manual.

O Web Speech API está habilitado para diversos idiomas e é gratuito. Para saber como usá-lo, confira o tutorial a seguir.

  1. Acesse o Speech pelo navegador.
  1. Altere o idioma caso queira usar o português.
  1. Clique no ícone de microfone no canto direito superior da caixa. A leitura irá começar.
  1. Para parar com a gravação, basta clicar no microfone novamente.
  2. Para copiar o texto, basta, com ele selecionado, dar o comando CTRL+C. Para colar em algum documento de texto, CTRL+V.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.