Topo
#ficadica

#ficadica

Localização, câmera, voz: Veja o que seus apps têm permissão para fazer

Nicole D'Almeida

2025-02-20T19:04:00

25/02/2019 04h00

Câmera, lista de contatos, memória, local, microfone… Essas são algumas das permissões que os aplicativos pedem para ser concedidas a eles. Mas será que realmente são necessárias?

Geralmente, os aplicativos solicitam as permissões cruciais para que haja a boa usabilidade das funções do mesmo. Por exemplo, o Instagram pede acesso a câmera e o WhatsApp pede acesso ao microfone. Porém, é interessante ficar sempre atento para que os desenvolvedores não estejam pedindo e coletando informações e dados a mais sem necessidade.

As permissões dos apps são avisadas logo no download, mas não é o único momento em que você pode acessá-las. Pelo contrário, você pode habilitar e desabilitar quando quiser, basta apenas verificar se não modificará o funcionamento do aplicativo.

Confira abaixo como ter acesso as permissões de cada app.

Android

O passo a passo foi feito em aparelho Samsung. Portanto, pode ser que mude algum passo ou nome do local em outros modelos.

  1. Acesse as "Configurações".
  2. Toque em "Aplicativos".
  3. Escolha o app desejado.
  4. Toque em "Permissões".
  5. A lista com todas as permissões do app será aberta. Para ativar ou desativar alguma, basta tocar no ícone de interruptor no lado da opção desejada (ícone em cinza = desativada | ícone em azul = ativada).

 

iOS

  1. Acesse "Ajustes".
  2. Entre em "Privacidade".
  3. Escolha qual permissão deseja habilitar ou desabilitar.
  4. Toque no ícone de interruptor do lado do aplicativo desejado (ícone em cinza = desativada | ícone em verde = ativada).

 

Caso queira se aprofundar mais no motivo do aplicativo estar solicitando aquela permissão, vale a pena dar uma lida na política de privacidade.

Veja também

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.