Localização, câmera, voz: Veja o que seus apps têm permissão para fazer
Câmera, lista de contatos, memória, local, microfone… Essas são algumas das permissões que os aplicativos pedem para ser concedidas a eles. Mas será que realmente são necessárias?
Geralmente, os aplicativos solicitam as permissões cruciais para que haja a boa usabilidade das funções do mesmo. Por exemplo, o Instagram pede acesso a câmera e o WhatsApp pede acesso ao microfone. Porém, é interessante ficar sempre atento para que os desenvolvedores não estejam pedindo e coletando informações e dados a mais sem necessidade.
As permissões dos apps são avisadas logo no download, mas não é o único momento em que você pode acessá-las. Pelo contrário, você pode habilitar e desabilitar quando quiser, basta apenas verificar se não modificará o funcionamento do aplicativo.
Confira abaixo como ter acesso as permissões de cada app.
Android
O passo a passo foi feito em aparelho Samsung. Portanto, pode ser que mude algum passo ou nome do local em outros modelos.
- Acesse as "Configurações".
- Toque em "Aplicativos".
- Escolha o app desejado.
- Toque em "Permissões".
- A lista com todas as permissões do app será aberta. Para ativar ou desativar alguma, basta tocar no ícone de interruptor no lado da opção desejada (ícone em cinza = desativada | ícone em azul = ativada).
iOS
- Acesse "Ajustes".
- Entre em "Privacidade".
- Escolha qual permissão deseja habilitar ou desabilitar.
- Toque no ícone de interruptor do lado do aplicativo desejado (ícone em cinza = desativada | ícone em verde = ativada).
Caso queira se aprofundar mais no motivo do aplicativo estar solicitando aquela permissão, vale a pena dar uma lida na política de privacidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.