Topo

Simplificou! Confira o passo a passo para cadastrar e usar a CNH Digital

Nicole D'Almeida

01/02/2019 04h00

A CNH Digital é um aplicativo que contém todos os dados para substituir o documento impresso. Ou seja, quando você é cadastrado, pode deixar sua carteira de motorista guardada em casa e apenas andar com o app no celular.

Existem alguns requisitos para usar a versão digital. Além de depender das regras estabelecidas pelo Departamento de Trânsito de cada estado, é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida a partir de maio de 2017 – ela tem o QR Code na parte interna. Caso você não tenha a nova carteira, é possível solicitá-la diretamente no Detran ou esperar até a data de vencimento e nova emissão.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Confira abaixo como cadastrar a sua:

IMPORTANTE: para a validação da CNH Digital é preciso ter o certificado digital, caso contrário será necessário comparecer ao Detran da sua jurisdição para a validação dos dados.

  1. Faça o download do aplicativo na loja do sistema de seu dispositivo – Android e iOS.
  2. Preencha o cadastro solicitado.
  3. Verifique o seu email. É preciso clicar no link enviado para sua caixa de entrada para ativar o cadastro.
  4. Faça o login no app.
  5. Toque em "Adicionar documento".
  6. A CNH Digital pode ser emitida de três formas: "pelo celular", "com certificado digital" e "sem certificado". Nas duas últimas é necessário ir ao Detran.
  7. Toque em "pelo celular".
  8. Use a câmera do dispositivo para ler o QR Code da CNH impressa.
  9. Faça a validação biométrica ("prova de vida"), que consiste em mostrar o seu rosto para a câmera do celular. Isso mostra para o app que é você que está solicitando.
  10. Informe o seu número de celular.
  11. Crie uma senha alfanumérica de no mínimo seis dígitos para usar sempre que o documento for utilizado.

Pronto, sua carteira digital de motorista está disponível e pode ser acessada sempre que quiser, até no modo offline.

Diferentemente do publicado, a senha é de no mínimo seis dígitos e alfanumérica; e, para que seja feito o cadastro é necessário ter o certificado digital, caso não o tenha é preciso validá-lo no Detran. O texto já foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Simplificou! Confira o passo a passo para cadastrar e usar a CNH Digital - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.


#ficadica