Topo

Chega de intrusos! Veja dicas para não ter sua rede wi-fi roubada

Nicole D'Almeida

24/06/2019 04h00

Está assistindo sua série favorita e do nada aparece a mensagem de internet lenta ou o vídeo começa a recarregar? Neste momento, é normal culparmos a companhia telefônica ou até mesmo o streaming que está sendo usado.

Entretanto, isso pode ser um sinal de que estão usando a sua rede wi-fi sem seu conhecimento. Além de te prejudicar financeiramente, te deixa vulnerável a qualquer ataque hacker e ter os dados roubados. Portanto, saber quem tem conexão com a sua rede wireless é de extrema importância.

Confira abaixo algumas dicas para confirmar ou descartar de vez essa suspeita.

Manter modem atualizado

Manter qualquer dispositivo eletrônico atualizado é de suma importância, porque sempre estão implementando mais segurança nos softwares. Você consegue atualizar seu modem no painel de controle ou entrando em contato com seu provedor de internet.

Verificar dispositivos conectados à rede wi-fi

Saber quem tem acesso a sua rede wireless te ajuda a descobrir se estão usando a sua conexão. Você pode ter essa informação pelo painel de controle do modem (confira o manual) ou entrando em contato com o fornecedor. Outra maneira é fazer o download de um aplicativo de terceiro em seu smartphone. Veja nesse post.

Ativar protocolo de criptografia

Ativar o protocolo de criptografia WPA2 impede que os hackers tenham acesso ao seu tráfego de dados e você pode fazer isso pelo painel de controle do modem. Após ativá-lo, será necessário digitar uma nova senha em cada dispositivo que for conectado à rede wi-fi.

Alterar senha do wi-fi

Para alterar a senha basta acessar o painel de controle do modem e informar uma nova senha. Após ter feito isso, todos os dispositivos já conectados a esse wi-fi deverão inserir a nova senha. Vale lembrar que nunca devemos manter a senha de fábrica.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.