Topo
#ficadica

#ficadica

Saiba como fazer o Shazam ouvir as músicas do seu fone de ouvido no Android

Nicole D'Almeida

2014-06-20T19:04:00

14/06/2019 04h00

A plataforma mais conhecida para descobrir qual música está tocando naquele momento é o Shazam. Ele capta o som do alto-falante ou quando está sendo tocado próximo do microfone do dispositivo, sendo necessário outro aparelho para escutar a música. O que gera insatisfação em muitos usuários.

Entretanto, a versão mais recente do aplicativo no Android trouxe um recurso para acabar com isso. O Pop-up Shazam consegue identificar música através dos fones de ouvido quando trabalhando em segundo plano.

Funciona da seguinte maneira: ao descobrir o nome da música e o cantor, aparece um ícone flutuante na tela do smartphone – como o ícone de bate-papo do Messenger, do Facebook -, além de exibir a letra. A nova função funciona com diversos aplicativos, entre eles YouTube e Spotify.

Para ativá-la:

  1. Abra o Shazam.
  2. Deslize a tela da esquerda para a direita para acessar a tela "Meu Shazam".
  3. Toque no ícone de engrenagem no canto superior esquerdo, para abrir as configurações.
  4. Ative a opção "Pop-up Shazam".
  5. Toque em "Vá em configurações" para permitir que o app sobreponha outros apps.
  6. Ative "Autorizar permissão".
  7. Toque em "Permitir".
  8. Toque em "Entendi".

Para usar a função é preciso tocar sob o ícone flutuante do Shazam.

 

Apple

O Shazam foi comprado pela Apple em 2018, porém a empresa tem um controle mais rígido sobre aplicativos, o que torna difícil uma aplicação em segundo plano ter acesso à outra em primeiro plano.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.