Topo

Desconfia de um app? Saiba como identificar ameaças no seu celular Android

Nicole D'Almeida

27/05/2019 04h00

Desde o Android Oreo, lançado em 2017, a Play Store conta com um recurso de proteção: o Google Play Protect. Ele nada mais é do que um scanner de aplicativos em busca de vírus, malwares e falhas capazes de danificar ou invadir o aparelho.

Em 2018, o Google Play Protect encontrou mais de 50 bilhões de aplicativos maliciosos e emitiu, em média, 100 mil alertas de potencial risco diariamente. No início, ele verificava apenas apps da Play Store. Hoje, são verificadas também aplicações de outras origens.

O recurso vem ativado por padrão e analisa regularmente se há comportamentos nocivos nos aplicativos e no dispositivo. Caso encontre algo, é emitido um alerta para o usuário.

Mas se você baixou algum app novo e ficou desconfiado dele logo após o primeiro uso, há uma opção para acessar o Play Protect e fazer uma varredura manual imediata, tanto no aplicativo novo quanto nos demais.

  1. Abra o Google Play.
  2. Toque no ícone de três tracinhos no canto superior esquerdo.
  3. Entre em "Play Protect".
  4. Para fazer a varredura manualmente, toque no ícone de seta circular ao lado de "Tudo certo". Se aparecer a mensagem "nenhum app nocivo foi encontrado", os seus apps foram aprovados pela segurança do Google.
  5. Após a varredura, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito.
  6. Verifique se as opções – "Verificar ameaças à segurança" e " Melhorar a detecção de apps nocivos" – estão ativadas. Assim, ele fará check-ups periódicos em seus apps.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.