Topo

Chega de sufoco! Economize a bateria do iPhone com estas 11 dicas

Nicole D'Almeida

15/10/2018 04h00

O eterno sofrimento por causa da bateria pode ser amenizado

Usuários da Apple podem concordar: um dos grandes defeitos dos aparelhos é a durabilidade da bateria. Entra atualização, sai atualização, o problema continua o mesmo.

Por mais que as inovações e tecnologias da empresa de Steve Jobs sejam top de linha, a duração da bateria ainda não foi solucionada. Enquanto isso não acontece, segue abaixo 11 dicas para economizar a bateria do seu iPhone.

Antes de tudo, é interessante verificar se o sistema está atualizado, pois há sempre melhora e correção de bugs do sistema anterior, podendo assim, melhorar a duração da bateria.

Para isso: Configurações > Geral > Atualização de Software.


Diminuir brilho da tela

Um dos mais usados para todos os aparelhos é usar baixo brilho. No iOS a regulagem deste é automática. Para deixar de forma manual: Geral > Acessibilidade > Adaptações de tela.

A alteração do brilho pode ser feita na centra de controle.


Modo pouca energia

O recurso baixo consumo está disponível a partir do iOS 9. Ele reduz o desempenho do celular para poupar energia, como download automático, aplicativos em segundo plano, desliga alguns efeitos visuais, entre outros.

Ajustes > Bateria > Modo pouca energia.

As funções voltarão ao normal assim que o aparelho estiver totalmente carregado.


Desativar iCloud

Enquanto faz o backup das informações automaticamente, o iCloud consume uma grande quantidade de energia do aparelho. Para melhor seleção dos arquivos desejados e, também, economia de energia:

Configurações > Seu nome > iCloud > Desative os itens que preferir.


Desativar Hey Siri

A Siri é divertida e útil, mas nem sempre é usada o tempo todo durante o dia. E por ser um recurso que utiliza bastante energia é interessante desativá-la.

Configurações > Siri e Busca > Desativar assistente.

 


Desativar o AirDrop

Não é necessário deixá-lo ligado o tempo todo, consumindo energia. Portanto, desative-o Central de controle > AirDrop. Ative-o somente quando preciso.


Desativar bluetooth

O mesmo ocorre neste caso. Deixe-o desativado, ativando-o apenas quando necessário.

Central de controle > Bluetooth.


Desativar localização

Alguns aplicativos, mesmo não sendo utilizados, acabam usando a localização. Por isso, o gasto de bateria pode ser grande. É interessante deixá-lo habilitado na opção "durante o uso" para aquelas aplicações importantes, e, desligado para as outras que não têm necessidade.

Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização.


Desativar atualizações em segundo plano

Os aplicativos que ficam rodando em segundo plano, ou seja, mesmo que não estão sendo usados, podem ocupar espaço na memória, além de consumir uma grande quantidade de bateria.

Configurações > Geral > Atualização de aplicativo em segundo plano > Desative os desejados.

Ao desativados, nada acontecerá com o desempenho dos aplicativos. Estes estarão funcionando normalmente quando abertos.

Desativar notificações desnecessárias

A chegada de notificações pode consumir energia do dispositivo. Desative as desnecessárias.

Configurações > Notificações > Escolha as que deseja receber e as que não.


Desativar downloads automáticos

A qualquer momento – seja no Wi-Fi, seja nos dados móveis – o aparelho pode começar um download: atualização de aplicativo ou até mesmo do sistema operacional. Configure para fazer download apenas em Wi-Fi.

Configurações > iTunes e App Store > Usar dados da rede celular > Desative esta opção.

Caso ainda veja que tem algo de errado é interessante visitar uma loja da Apple para fazer o teste de bateria. Dessa forma, poderá conferir se realmente existe um problema ou não.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.