Topo
#ficadica

#ficadica

Truque te ajuda a enviar fotos de alta qualidade pelo WhatsApp; aprenda

Francisco Madureira

27/08/2018 04h00

Já precisou enviar uma foto de alta qualidade para alguém pela Internet? Provavelmente usou o email, a nuvem ou algum repositório de arquivos certo? Saiba que é possível usar o WhatsApp para tal.

Normalmente o mensageiro aplica técnicas de compressão de arquivos para deixar a imagem mais leve e consumir menos dados na hora de transmitir as imagens. Só que isso causa perda de qualidade.

Mas existe uma forma de burlar o sistema e enviar fotos com a qualidade original.

O processo é bem simples. Basta anexar a imagem como Documento.

Veja no tutorial a seguir.

  1. Abra a conversa na qual deseja enviar a imagem.
  2. Toque no ícone de clipe – referente a anexos.
  3. Entre na opção "Documento".
  4. Toque em "Procurar outros documentos…".
  5. Acesse a pasta "Imagens" e escolha a desejada.
  6. Toque em "Enviar".

 

Para testar, enviamos a mesma imagem pelas duas formas.

E o veredito foi: a enviada pelo método tradicional ficou com apenas 115,63 KB (resolução de 960 x 1280), enquanto a enviada como documento manteve os 2,30 MB da fotografia (resolução de 1440 x 1920).

 

 

Vale lembrar que uma imagem de alta qualidade ocupa mais espaço na memória, portanto, para trocar fotos cotidianas, prefira a maneira tradicional.

Sobre os autores

Francisco Madureira é jornalista, mestre em Ciência da Comunicação, professor de Design Thinking e consultor em Metodologias Ágeis e Gestão de Produto. Aficionado por tecnologia desde a infância, é do tempo em que bip e palmtop eram hypes —mas nem por isso compra qualquer novidade só pelo rótulo. Adora uma boa conversa com café e sem Wi-Fi. Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.