Topo

Chrome tem mecanismo próprio de varredura de vírus; aprenda a usar

Nicole D'Almeida

11/07/2018 04h00

Muitos sites estão repletos de vírus e extensões maliciosas que acabam infectando o navegador e o computador. Esses malwares são capazes de alterar configurações, roubar informações pessoais e até mesmo usar o seu dispositivo para promover ataques virtuais a outros usuários.

No caso de navegadores, o próprio Google Chrome possui um recurso de varredura de vírus, o que ajuda a identificar problemas em potencial no seu dispositivo.

O Chrome Cleanup roda automática e periodicamente no navegador, mas pode ser executado de forma manual assim que necessário, ou seja, quando notado algo fora do usual. O Suporte do Google lista alguns dos problemas que podem ser causados por malwares ou softwares indesejados. São eles:

  • anúncios pop-up e novas guias que não desaparecem;
  • a página inicial ou o mecanismo de pesquisa do Chrome está sempre mudando sem sua permissão;
  • extensões ou barras de ferramentas indesejadas do Chrome não desaparecem;
  • a navegação é invadida e redirecionada para páginas ou anúncios desconhecidos;
  • alertas sobre um vírus ou um dispositivo infectado.

Para realizar uma busca de vírus em seu navegador basta seguir o tutorial a seguir.

1. Abra o Chrome e clique nos três pontinhos no canto superior direito ao lado da barra de digitação.

2. Acesse "Configurações".

3. Clique em "Avançado" para aparecer mais opções.

4. Na seção "Redefina e limpe", clique em "Limpe o computador".

5. Clique em "Buscar". O processo pode demora alguns minutos.

 

Por mais que esteja na aba de redefinir as configurações do Google Chrome, o recurso não apaga seu histórico de navegação, cookies, cache e configurações.

Vale lembrar também que, apesar de ajudar a identificar ameaças virtuais, o Google Cleanup não faz a limpeza de vírus no sistema. Por isso é importante que o computador tenha um antivírus de sua confiança para eliminar software indesejado!

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.