Topo

Ainda dá tempo! Confira 4 sites para fazer o bolão da Copa do Mundo

Nicole D'Almeida

18/06/2018 12h41

A Copa do Mundo da Rússia 2018 já começou, e você não estava muito animada/o. Mas agora já entrou no clima e quer participar de uma das melhores brincadeiras para você juntar a galera: o bolão. Calma, que dá.

Seja com a família, com colegas de trabalho, com o pessoal da faculdade, com integrantes de grupos do WhatsApp… Sempre é uma maneira divertida de adivinhar quem será o ganhador da edição (#vemhexa).

Realizar o bolão manualmente é passado. Mas existem vários sites —gratuitos e pagos— que criam um online para você. Como funciona? É simples.

O serviço mostra a tabela de jogos de cada fase do campeonato e, ao final de cada rodada, a pontuação é atualizada automaticamente, para assim, gerar o ranking do grupo. É possível atualizar os palpites para as rodadas seguintes: oitavas, quartas, semi e grande final.

Você pode pontuar acertando o placar, a quantidade de gols ou o time vencedor de cada partida, entre outros. Tudo dependerá do site usado.

O #ficadica separou 4 sites para você chamar os amigos e organizar o bolão para essa Copa.

 

  1. Mais Bolão

Custo: gratuito.

Privacidade: bolões abertos e privados.

Como funciona? O participante pode marcar pontos quando: acertar o placar, o número de gols do time vencedor ou do perdedor, o saldo de gols (a diferença dos gols feitos para os gols sofridos), o empate, ou o vencedor do jogo.

Os palpites podem ser alterados até o início de cada partida. E o participante pode consultar os outros palpites a qualquer momento.

Os pontos dos acertos são multiplicados pelo peso da rodada – escolhido pelo sistema -, sempre sendo informado na tela de palpites.

Sobre os participantes, não há limites e podem ser convidados pelo link do bolão, pelo Facebook ou pelo Twitter. Além disso, é preciso ser aprovado pelo administrador do grupo.

Para criar um bolão é preciso fazer um cadastro > clicar no botão "CRIAR BOLÃO" > inserir os dados pedidos.

 

  1. Bolão Pessoal

Custo: gratuito e pago.

Privacidade: bolões abertos e privados.

Como funciona? O administrador pode escolher o número de pontos que os participantes irão ganhar se acertarem os palpites. O site apenas faz a conta. Será pontuado quando acertar o placar, o placar invertido ou o número de gols de um dos times. Os "Pontos Extras" são para aqueles que acertarem o campeão, o segundo e o terceiro lugar, os times da final e o artilheiro da Copa do Mundo.

Os palpites – tanto novos como alterações – podem ser inseridos até o início da partida. Sendo liberados para consulta a qualquer momento. Além disso, permite a criação de um bolão às cegas, ou seja, os palpites só podem ser dados antes de começar o torneio, sem alterações ao decorrer do mesmo.

A Licença Full (pago) permite customizar o bolão, como, bloquear entrada de novos participantes e eliminar propagandas. O preço mínimo é de R$50 por ano.

Sobre os participantes, é liberado para qualquer um entrar, não há limites. O bolão pode ser divulgado pelas redes sociais.

Para realizar o cadastro clique em "1º acesso – Clique aqui" > informe os dados pedidos.

Para criar o bolão, entre na página "Crie o seu bolão" > selecione o torneio "Copa do Mundo 2018" > escolha um nome para o bolão e para você > Clique em "Concluir e entrar" > Clique no link do bolão para ser direcionado a sua página.

 

  1. Bolão de Futebol

Custo: gratuito.

Privacidade: bolões privados (necessita da autorização do administrador).

Como funciona? Os pontos são dados para quem acertar o placar, os gols de um dos times, o vencedor, o empate ou o placar oposto. A partir das oitavas de final, os pontos valem o dobro. Na final, valem o triplo.

Há dois tipos de palpites que podem ser realizados: palpites em seleções – você escolhe o primeiro, o segundo e o terceiro lugar, além da seleção com a pior campanha – e palpites em jogos – você insere os resultados de cada jogo.

Os palpites em seleções podem ser feitos até 1 dia após o início da Copa. Os palpites em jogos podem ser feitos em até 1 hora antes de cada jogo. Tornando-se visíveis para os outros participantes após o encerramento das modificações.

Para realizar o cadastro clique em "Entrar" > Clique em "Clique Aqui" > informe os dados > confirme o cadastro pelo e-mail.

Para criar um bolão, na página aberta após confirmar o e-mail, clique em "+ Criar grupo" > dê um nome e uma descrição para o bolão > "Criar grupo".

 

  1. Bolão VIP

Custo: pago.

Privacidade: bolões privados.

Como funciona? Os pontos podem ser marcados por: placar, escore do time vencedor e/ou do time perdedor, saldo de gols e o vencedor.

Os pontos são dados pelo sistema de acordo com o tipo de acerto. O peso dos jogos vai aumentando a cada dia de jogo.

Os palpites podem ser inseridos ou alterados 5 minutos antes da partida iniciar. Porém, é indicado realizá-lo em até 24 horas.

Para criar um bolão, na página aberta após confirmar o e-mail, clique em "Criar bolão" > selecione "Copa do Mundo 2018" > Clique em "Próximo" > insira os dados do grupo.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.