Topo

Não perca nada! Saiba como fazer backup das mensagens trocadas pelo iPhone

Nicole D'Almeida

29/07/2019 04h00

Do WhatsApp a gente ensinou, mas como fazer backup das mensagens comuns?

Vira e mexe estamos fazendo o backup do WhatsApp para não perder nenhuma conversa ou informação importante. O aplicativo oferece uma maneira fácil e rápido de fazê-lo.

E no caso do SMS? Muitas vezes usamos o serviço de mensagens para nos comunicarmos e também acabamos enviando e/ou recebendo dados que precisam ser salvos. Mas como se faz o backup do SMS?

Separamos aqui algumas dicas de como guardar suas mensagens.

Arquivo

A Apple salva suas mensagens de texto no backup do iPhone, seja ele feito localmente no computador ou pelo iCloud. Porém, o arquivo das mensagens não aparece separadamente no backup. Entretanto, você pode acessá-lo pelo sistema de arquivos.

  • Mac

Caso o backup tenha sido feito localmente em um Mac, você pode encontrá-lo em: Biblioteca > Suporte de aplicativo > MobileSync > Backup. Lá terão várias pastas e cada uma delas terá um arquivo com nomes enormes cheio de letras e números. Eles são seus textos em SQLite.

A Apple também oculta dos usuários a pasta "Library". Para encontrá-la vá em: Finder > Go > mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto o menu Go estiver aberto. Caso não dê certo, tente procurar o nome do arquivo usando o Spotlight.

  • Windows

Caso o backup tenha sido feito no Windows, você pode encontrar o arquivo em: __C: \ Usuários [nome de usuário] \ Dados de Aplicativos \ Apple Computer \ MobileSync \ Backup [ID do usuário] \ __.

Entretanto, não é possível abri-lo em um editor de texto comum, é preciso de um editor SQLite ou visualizador de terceiros.

Aplicativos

Alguns programas conseguem decodificar o arquivo SQLite, além de facilitar a sua busca. Para Mac, temos o PhoneView, e para Windows o CopyTrans.

Você pode encontrar outros programas também, mas vale lembrar que todos eles serão pagos. Ainda não há nenhum que seja bom o suficiente que faça essa tarefa.

Print

Se acha que os passos anteriores são muito trabalhosos, você simplesmente pode tirar um print da parte da tela que aparece a informação que deseja salvar.

Para os modelos mais antigos: mantenha os botões liga/deliga e início pressionados ao mesmo tempo.

Para os modelos mais novos (sem o botão de início): pressione e segure os botões da lateral direita e o de aumentar o volume.

Log de bate-papo

Se você sincronizar as mensagens com seu computador Mac, elas serão entregues nele também. O PC irá salvá-las nos registros de bate-papo e você conseguirá imprimir a conversa completa ou encontrá-la no registro de bate-papo: Biblioteca > Mensagens > Arquivar.

Vale lembrar que essa opção funciona apenas com iMessages, ou seja, as mensagens trocadas entre dispositivos da Apple.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.