Topo

Estão tentando roubar sua senha do email? Saiba o que fazer

Nicole D'Almeida

28/06/2019 04h00

Sempre que é feito o login na sua conta de email em qualquer aparelho, você recebe uma mensagem dessa atividade na conta cadastrada como o email de segurança.

Caso receba esse email e não tenha sido você que tentou o acesso é importante alterar algumas informações e seguir alguns passos para tornar sua conta mais segura. Confira abaixo.

Alterar senha

É sempre bom lembrar que as melhores senhas são aquelas alfanuméricas (letras e números) com letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais. Importante: nunca coloque a mesma senha em todas as contas.

 Verificar sessões ativas

Geralmente acessamos nossas contas em diversos dispositivos e às vezes nem lembramos quais foram. Portanto, é importante, principalmente nesse momento, verificar todas as conexões já feitas. Cada email tem sua forma de verificar as sessões ativas.

Gmail: Conta do Google > Segurança > Gerenciar Dispositivos na seção "Seus dispositivos"

Outlook: Acessar email > foto de perfil > Exibir conta > Segurança > Revisar atividade

Yahoo: Atividade recente

Alguns deles permitem desconectar sua conta de todos os aparelhos, como é o caso do Gmail. Basta acessar os dispositivos, clicar no desconhecido e em "Remover".

 Ativar verificação de duas etapas

Também conhecida como autenticação de dois fatores, você adiciona mais segurança a sua conta, afinal, ao fazer login será necessário passar por duas etapas: senha + SMS, chamada ou chave de segurança.

Funciona da seguinte maneira: sempre que a conta é acessada em um dispositivo é necessária uma senha extra. Esta senha é enviada para seu smartphone e é preciso informá-la para ter acesso ao email.

Instalar antivírus

Pode ser que sua conta tenha sido acessada através de malwares vindo de algum download, alguma página desconhecida da web, pen drives, etc. Por isso, é importante rodar o antivírus em seu computador ou smartphone para fazer um check-up e verificação de softwares maliciosos.

Veja também

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.