Topo

Quer segurar o vício? Aprenda técnicas para diminuir o uso do celular

Nicole D'Almeida

03/06/2019 04h00

 

Já parou para pensar quanto tempo por dia você passa no celular? Quanto desse tempo você está o utilizando para algo útil e produtivo? Pois bem.

Existem no mundo mais de 7 bilhões de aparelhos ativos e cada um deles é consultado mais ou menos umas 150 vezes ao dia. Um estudo publicado em 2017 pela empresa de análise de dados Flurry diz que os norte-americanos gastam, em média, cinco horas diárias mexendo no celular. Já no Brasil, a média é de mais de três horas por dia.

Hoje em dia, fazemos praticamente tudo pelo smartphone, afinal, é mais prático e rápido já que estamos sempre com ele nas mãos. E o medo de perder o aparelho e não ter acesso a ele é cada vez maior. Esse vício tem um nome: nomofobia, do inglês, no mobile phone phobia. E isso prova o quanto estamos cada vez mais dependentes dessas maquinazinhas.

Há algumas maneiras de quebrar esse hábito e ajudar a fazer um detox digital. Confira abaixo.

Carregar o aparelho fora do quarto

Deixar o celular carregando fora do quarto durante a noite é uma boa ajuda para não acordar e já pegar o aparelho logo de manhã, ou até mesmo durante a noite. Além disso, você tenta se acostumar a não utilizar o celular antes de dormir.

Controlar as notificações

As notificações de aplicativos que não são importantes muitas vezes nos fazem pegar o celular e dar uma fuçada. Por isso, desativá-las pode te ajudar a diminuir o vício. Deixe apenas as necessárias, como mensagens, ligações, WhatsApp.

Colocar tela em tons de cinza

De acordo com Tristan Harris, ex-engenheiro da Google, a tela colorida funciona como reforço positivo para o cérebro. Portanto, ao deixá-la em escalas de tons de cinza esses reforços são diminuídos.

Estabelecer limites para redes sociais

O Facebook e o Instagram já possuem o recurso de alertar o usuário quando ele ultrapassa o limite informado. É interessante ativá-lo, porque, dessa forma, você terá uma maior noção de quanto tempo está usando aquele aplicativo.

Além disso, o iOS tem a função "Tempo de Uso", nela você pode definir limites de tempo para aplicativos ou grupos de apps – eles são bloqueados quando o excede – e tempo de repouso do celular.

Limpar a tela inicial

Deixe na tela inicial de seu aparelho apenas os aplicativos necessários, afinal, muitas vezes acabamos entrando em um sem precisar, apenas por ele estar ali e para matar o tédio.

Portanto, deixe somente apps de produtividade, como câmera, calendário, bloco de notas, calculadora e mapas.

Veja também

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.