Topo

G, E, H+... Entenda o que significa cada sigla dos dados móveis

Nicole D'Almeida

10/05/2019 04h00

Ao usar os dados móveis de seu smartphone sempre aparecem umas siglas ao lado da barra de sinal. As mais comuns são H+, 3G e 4G, mas existem algumas outras também. Cada uma tem um significado e depende do tipo de conexão que você está usando naquele momento.

Antes de entender o que cada uma delas significa, é interessante saber qual a definição da letra "G" presente na maioria dos tipos de internet.  O "G" significa geração, portanto, diz respeito a qual geração de tecnologia sem fio a internet móvel pertence. Lembrando que a cada geração a internet fica mais rápida e mais segura.

Vale ressaltar que não é possível configurar o tipo de conexão, afinal, seu dispositivo sempre optará por usar a melhor delas no local que estiver.

G (GPRS)

Simboliza a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) e foi implantada nos anos 2000. Está presente onde não chega o 3G, mas chega o 2G. Pode transmitir dados até 171 Kb/s, ou seja, é a mais lenta. Portanto, não gaste seu tempo e franquia nem tentando enviar uma mensagem por WhatsApp, porque não vai acontecer.

E (EDGE)

Simboliza a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution) implantada em 2003. É um avanço da GPRS, logo, um pouco mais rápida, chegando a 473 Kb/s. Mesmo assim é difícil conseguir abrir alguma coisa online. Ela está presente onde não tem a internet H.

H (HSPA)

Indica a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Enfim, uma internet de alta velocidade, podendo chegar até 14 Mb/s. Nesse caso, você começa a poder acessar tudo o que deseja.

H+

Indica a Evolved HSPA (HSPA Evoluído, em português), ou seja, avanço da tecnologia H. Um pouco mais de velocidade. Essa internet oferece 168 Mb/s para download e 22 Mb/s para upload.

3G  

Refere-se a 3ª geração de tecnologia sem fio com a internet, e, portanto, veio antes das H e H+. Sua velocidade chega até apenas 2 Mb/s, o que torna as internets da HSPA um aprimoramento dessa geração.

4G LTE

Lançada em 2008, significa o mesmo que LTE (Long-Term Evolution). Suporta navegações que exigem bastante velocidade, chegando em até 150 Mb/s.

4G+

Representa o LTE Advanced ou LTE-A, uma evolução do LTE – ou 4G. Aqui você tem uma internet mais rápida, chegando a 300 Mb/s. Um ponto interessante é que o 4G+ utiliza simultaneamente mais de uma frequência ou faixa de espectro. Você não fica limitado a faixa de 700 MHz, podendo, assim, usar as faixas 2.600 MHz ou 1.800 MHz automaticamente.

Veja também

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.