Topo

Não tem uma supercâmera? Use um app para dar profundidade nas fotos

Nicole D'Almeida

29/04/2019 04h00

Vira e mexe, rolando a timeline do Instagram, você se depara com fotos nas quais o fundo está desfocado, seja em selfies ou não. Isso acontece devido a abertura do diafragma (f), o responsável por regular a quantidade de luz que entra na câmera.

É ele que altera a profundidade de campo, ou seja, coloca objetos em foco ou não. Quanto menor o número, maior a abertura do diafragma, logo menor a profundidade de campo.

Quando o diafragma é aberto, a profundidade do campo diminui, ou seja, somente o que estiver próximo a câmera será capturado com foco. No diafragma fechado, tanto o que está à frente quanto o que está mais a fundo ficam com o mesmo foco.

Essa profundidade de campo é melhor vista em câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) – a luz que passa pela lente é refletida diretamente para o visor. Por mais que os smartphones também possuam a abertura do diafragma, a sua eficiência é dada mais por softwares.

Entretanto, não são todos os aparelhos que têm esse recurso. Em contrapartida, todos podem tê-lo por um aplicativo de terceiros. O DPTH usa de inteligência artificial para transformar fotos 2D em 3D, dando assim, profundidade de campo a elas.

O app está disponível gratuitamente para Android e iOS. Veja como ele funciona:

Para usar, basta fazer o download na loja do seu sistema operacional.

  1. Acesse o aplicativo.
  2. Toque em "No I'm pro" se não quiser ver o tutorial. Caso queiro, toque em "Yes".
  3. Toque no "x" no canto superior esquerdo da tela.
  4. Dê permissão para ter acesso a câmera e a memória. Toque em "Ok".

  1. Bata a foto. O app aplicará a profundidade de campo depois.
  2. Você pode configurar o foco, o desfoco e o nível de desfoco. Basta tocar no ícone de configurações no canto inferior esquerdo da tela.
  3. Toque em "Next".
  4. Escolha onde deseja salvar.

Veja também

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.