Topo

Vai mudar? Veja como saber quanto tempo falta para você se aposentar

Nicole D'Almeida

11/01/2019 04h00

Após as novas propostas do governo sobre a Reforma da Previdência, com certeza você parou para pensar quanto tempo falta para se aposentar e poder curtir a vida longe do trabalho.

Essas novas propostas podem ter te deixado confuso e dificultado na hora de fazer o cálculo da contribuição. Para isso, separamos 3 aplicativos que podem te ajudar.

Meu INSS

Disponível para Android e iOS.

Este é um aplicativo do próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e permite fazer uma simulação do tempo de contribuição, além de consultar e emitir extratos, acompanhar informações sobre o período trabalhado, verificar histórico de crédito e diversos outros dados.

Para a simulação de tempo de contribuição não é preciso fazer o login, basta:

  1. Acessar o app.
  2. Tocar em "Simulação de Tempo de Contribuição".
  3. Informar data de nascimento, sexo e vínculo* (para este último, toque no ícone de + ao lado de "Adicionar vínculo").
  4. Tocar em "Simular".
  5. Pronto, o app calculará quanto tempo falta a sua aposentadoria.

*O vínculo diz respeito ao tempo de contribuição com o INSS.

Calculadora da Aposentadoria (Dieese)

Disponível para Android e iOS.

Este aplicativo, criado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), diferente do anterior, tem apenas a função de calculadora de aposentadoria. Porém, ele vai um pouco além de só mostrar o tempo restante. Ele faz a comparação das regras atuais com a proposta do governo tanto por idade quanto integral.

  1. Abra o app.
  2. Escolha entre "Setor público" e "Setor privado".
  3. Informe sua categoria, sexo, data de nascimento e quanto tempo já contribuiu com o INSS.
  4. Toque em "Calcular".

Calculadora da Aposentadoria

Disponível apenas para Android.

Este aplicativo apenas faz o cálculo do tempo de contribuição. Porém, diferentemente do anterior, ele não dá a explicação e comparação entre as regras e a proposta. Ele diz somente quando poderá se aposentar.

  1. Abra o app.
  2. Informe o seu sexo, idade e anos contribuídos.
  3. Toque em "Calcular".

Minha aposentadoria

Disponível apenas para iOS.

Este aplicativo é parecido com o anterior. Ele funciona apenas como calculadora de tempo de contribuição. Nele são exibidos os seus resultados, ou seja, a partir de que data você pode entrar com o pedido de aposentadoria, e a tabela de progressão, que exibe tempo de contribuição, idade, pontos obtidos e pontos exigidos a partir do ano atual até o ano estipulado para a sua aposentadoria integral.

  1. Acesse o app.
  2. Informe seu sexo, idade e quantos anos contribuiu.
  3. Toque em "Calcular".

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.