Topo

Esqueceu o carregador? Siga este 8 passos para economizar a bateria

Nicole D'Almeida

16/11/2018 04h00


Dia movimentando? Cheio de trabalho? Esqueceu o carregador? Você usa o celular e tem medo da bateria não aguentar? Existem algumas formas para economizar a energia do seu aparelho. Confira!

Lembrando que os tutoriais foram feitas em aparelho Samsung. Portanto, alguma função pode não existir em outros modelos ou mudar algum passo ou nome do local.

1. Diminuir brilho

Brilho alto pode ser um dos principais causadores de rápida descarga de bateria. Para melhorar isso, desative o modo automático e deixe o brilho o mais baixo que for melhor para você.

Deslize a tela para baixo para abrir as configurações rápidas > Desative o brilho automático > Regule para o desejado.

 

2. Desativar Bluetooth

Não é necessário ficar o tempo todo com o bluetooth ligado. Por isso desative-o e apenas ative quando necessário.

Deslize a tela para baixo para abrir as configurações rápidas > Desative o bluetooth.

 

3. Desativar GPS

O GPS continua rodando mesmo não sendo usado o Waze ou o Google Maps. Isso ocorre porque outros aplicativos podem estar utilizando-o também. Deixe-o ativado apenas quando preciso.

Deslize a tela para baixo para abrir as configurações rápidas > Desative o Local.

 

4. Desativar Ok Google

Ok Google é um recurso interessante e útil, mas dificilmente é usado no dia a dia. Portanto, desativá-lo é uma opção para poupar bateria.

Aplicativo Google > Ícone de três linhas > Configurações > Voz > Voice Match > Desativar "Acessar com o Voice Match".

 

5. Desativar aplicativos de fábrica

Muitos aplicativos acabam rodando em segundo plano. Por isso, desativar aqueles de fábrica que você não usa de jeito nenhuma é uma ótima ideia para economizar energia.

Configurações > Aplicativos > Entre no aplicativo que deseja > Desativar.

 

6. Modo economia de energia

O sistema Android tem um recurso bastante útil para economizar bateria: o modo economia de energia. Quando ativado, o desempenho do aparelho pode cair um pouco, afinal, ele fecha aplicações em segundo plano, reduz a velocidade do sistema e a resolução da tela, por exemplo.

Configurações > Manutenção do aparelho > Bateria > Escolha entre "Médio" e "Máximo" > Aplicar.


7. Excluir widgets

Os widgets permitem o rápido acesso – pela tela inicial – de diversos aplicativos. Porém, acabam consumindo bastante energia, pois ficam rodando em segundo plano. Exclua-os.

Toque e segure por 2 segundos > Remover da tela inicial.

 

8. Desativar atualizações automáticas

Por padrão, a Play Store configura a atualização de aplicativos para o modo automático, assim, sempre que tiver uma nova – seja no Wi-Fi, seja nas redes de dados móveis – eles serão atualizados. Desative esse recurso e permita apenas manualmente.

Play Store > Ícone de três linhas > Configurações > Atualizar apps automaticamente > Não atualizar apps automaticamente.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.