Topo

Calibre a bateria do notebook e faça-a durar por mais tempo

Nicole D'Almeida

13/07/2018 04h00

A bateria do notebook acaba rápida e repentinamente? Pode ser o momento de fazer uma calibragem —o que pode dar um fôlego às suas finanças e adiar um pouco a troca.

Dentro de cada bateria de íon-lítio —presente na maioria dos notebooks— existem de três a 12 células interligadas por um circuito e uma placa. Esta, por sua vez, calcula a média de energia armazenada em cada célula —quanto mais células mais energia—, informando o sistema e, consequentemente, o usuário sobre a quantidade de carga disponível e o tempo restante.

Porém, com o passar do tempo essas células acabam ficando com níveis de energia diferentes, o que faz com que a função não seja capaz de identificar o valor de cada uma individualmente. É neste momento que a calibragem se faz importante.

O processo iguala o nível de energia de cada uma das células, resultando em vida útil maior e prevenção de problemas relacionados à duração da bateria, como desligamento repentino.

O passo-a-passo a seguir mostra como calibrar a bateria do notebook.

1. No "Menu Iniciar", acesse o "Painel de Controle".

2. Clique em "Opções de energia".

3. Selecione "Equilibrado" como plano de energia.

4. Clique em "Alterar configurações do plano"

5. Mude para "Nunca".

6. Utilize o dispositivo até a carga final de bateria, ou seja, deixe-o desligar sozinho.

7. Após o passo anterior, carregue-o completamente – 100%.

8. Deixe-o desligar sozinho novamente.

Ao final da calibragem você pode retomar as configurações anteriores de energia. Basta repetir os passos 1 a 5 e configurar o tempo que achar necessário.

Para notebooks novos, é recomendável executar o processo três vezes consecutivas.

É interessante que este procedimento seja realizado periodicamente —de dois em dois meses, por exemplo— para evitar que a duração da bateria seja menor.

Sobre a autora

Nicole D'Almeida é jornalista, apaixonada por novas culturas, viagens, tecnologia e pelo lado bom das incertezas do mundo. Ajuda a desvendar os principais truques para a tecnologia facilitar o dia-a-dia.

Sobre o blog

Dicas para tirar mais proveito do celular, do computador, da internet. E um centavinho de reflexão sobre tendências do mundo da tecnologia. A gente deixa o nosso centavinho, e você também pode contribuir com o seu.